segunda-feira, 07 de janeiro de 2013 @ postado por Marina Maciel

Quem nunca fez backup do blog levante a mão! Não que você tivesse obrigação de saber que é essencial fazer backup do blog por garantia. Mas o seguro morreu de velho! Problemas inevitavelmente acontecem, e é melhor ter o backup e não precisar usar do que precisar e não ter.

Para fazer o backup, você gasta apenas alguns minutos, e não precisa fazer todos os dias. Isso não significa que você estará prevenido se fizer uma vez e não atualizar nunca mais. Quem já teve a infelicidade de ter os arquivos do site apagados por engano, sabe como é valioso manter o backup atualizado.

Então, quando devo fazer backup do blog? Depende da periodicidade dos seus posts (ou seja, de quantas vezes você posta), de quantas vezes você está disposto a fazer o backup e de como você se sentiria se perdesse alguns posts e atualizações do site caso ocorresse algum problema.

No blog, eu uso há algum tempo o plugin WP-DBManager. Além de fazer o backup automático, é possível configurá-lo para enviar o backup por e-mail. Este plugin também tem ferramentas para recuperar, administrar e restaurar a base de dados. Uma mão na roda para quem usa WordPress.org! :)

Com este post, cumpri a 4ª etapa do Desafio de 21 Dias, do Blosque.

Foto: Ruben Molnes/Creative Commons


0







Nenhum comentário