terça-feira, 29 de janeiro de 2013 @ postado por Marina Maciel

curso-online
Para quem não tem tempo – nem dinheiro – para se deslocar até a universidade todos os dias para fazer aquele curso de especialização bacana ou curso livre superinteressante, os sites de ensino online são uma mão na roda. Além de você poder escolher o dia e horário em que vai estudar, em geral, os cursos têm uma estrutura legal e o único pré-requisito é saber falar inglês.

Calma, se você fica nervoso na hora de falar outra língua, eis uma boa notícia: em nenhum dos cursos você precisa falar de fato. Você lê bem inglês? Tem uma boa compreensão oral? Então, consegue acompanhar o curso. As aulas consistem basicamente em:
- leitura de textos;
- exibição de vídeos;
- discussão em fóruns, e
- testes e exames de aprendizagem.

Agora, vamos às dúvidas:

Onde posso fazer um curso online gratuito?

Listei, abaixo, algumas plataformas open-source de aprendizagem que oferecem cursos completos gratuitos:
- Canvas Network, fundada por dois estudantes da Brigham Young University;
- Codecademy,  que oferece cursos grátis de programação;
- Coursera, que oferece vários cursos acadêmicos em diversas áreas;
- edX, uma iniciativa do MIT – Massachussets Institute of Technology e da Universidade de Harvard, que conta também com cursos da Universidade da Califórnia em Berkeley, da Universidade de Georgetown, da Wellesley College, da Universidade do Texas;
- Udacity, que nasceu de um projeto da Universidade de Stanford;
- Udemy, que tem alguns cursos pagos, variando de US$ 5 a US$ 250, mas a maioria é gratuita.

Encontrei um curso interessante e decidi que quero fazer! Vou me matricular já!

Aquele curso que você quer é gratuito e tem duração de 4 semanas, quer mais o quê? Tempo e dedicação! Apesar de serem apenas 28 dias, você vai precisar se esforçar e dedicar tempo para fazer o curso. Além de ler textos, acompanhar vídeos, participar dos fóruns e fazer os exames, o instrutor passará atividades semanais. Antes de se matricular, é bom ver a duração do curso e o tanto de tempo que ele demanda.

Como saber se o curso é bom antes de começar?

Se estivéssemos falando de um curso presencial, você visitaria a universidade primeiro e procuraria ex-alunos do curso para saber a opinião deles, certo? Online é a mesma coisa: antes de você fazer uma aplicação, é recomendável conhecer um pouco mais a respeito da didática, da grade curricular e dos tópicos que serão abordados, por exemplo. Tem um site chamado Course Talk, em que as pessoas fazem reviews sobre os cursos que fizeram. É uma boa ferramenta para você ler as críticas e sugestões e decidir se vai querer mesmo fazer o curso.

Abaixo, confira o vídeo em que uma das fundadoras do Coursera, Daphne Koller, sugere que as melhores universidades do mundo coloquem seus cursos mais intrigantes online de graça – não apenas como um serviço à população, mas também como uma forma de pesquisar como as pessoas aprendem:

Agora, é só encontrar um curso bacana e começar! Bons estudos!

Foto: JISC infoNet/Creative Commons


0







Nenhum comentário