quinta-feira, 03 de janeiro de 2013 @ postado por Marina Maciel

origin_2400739038

Foto: Karramarro / Creative Commons

Depois de cumprir a primeira etapa do Desafio de 21 Dias do Blosque, continuo com a parte 2. Chega a hora de organizar as ferramentas que uso para blogar – e de conhecer outras maravilhas que vão ajudar bastante na organização do conteúdo e na economia de tempo. Contarei a vocês hoje, então, um pouco sobre como me organizo para blogar:

  • Limpeza dos feeds

Por eu ter feito isto recentemente (e organizado tudo em pastas), a tarefa foi fácil. Só tive de remover os blogs que não postavam há mais de 3 meses (dei um desconto por causa das férias de verão).

Mas outra coisa me perturbava fazia tempo no meu Google Reader: às vezes, deixava de seguir blogs, mas eles reapareciam de tempos em tempos. Até eu descobrir que o problema era a nova interface do Blogger e a desativação do Google Friend Connect demorou. A boa notícia é que é muito fácil de cancelar definitivamente a assinatura dos feeds do Blogger: é só logar no painel de administração dos blogs que você acompanha no Blogger e clicar em “Configurações” ao lado do blog que você não quer mais receber atualizações. Então, clique em “parar de seguir” e confirme sua escolha na caixa que vai aparecer em seguida. Voilà! Uma distração a menos no seu Reader.

  • Limpeza dos e-mails

Aqui a organização perde para o tempo. Sempre deixo e-mails legais arquivados na caixa de entrada, marcados como “não lidos” só para não esquecer de olhá-los assim que tiver tempo. Mas, como você deve imaginar, acumulava mensagens por abrir desde fevereiro de 2012! A minha sorte é que nenhum deles precisava de resposta e que eu tenho o hábito de usar tags e criar filtros.

  • Organização do arquivo

Este foi o verdadeiro desafio. Antes, costumava anotar ideias para posts em cadernos – o mais fácil que estivesse à mão estava bom -, nos Rascunhos, em infinitas abas do Chrome, num arquivo de Word do pendrive, num arquivo do Google Docs, nos rascunhos do e-mail, com uma estrela no Google Reader, usava mapas mentais… e por aí vai.

A descoberta do Evernote mudou isso. Agora o tenho instalado no notebook, no celular, na web e, de quebra, um web clipper no navegador. O maior trabalho foi só reunir tudo em um único lugar. Depois de feito, a vida blogueira ficou mais fácil! Se bem que estou considerando criar um wiki em breve para ver se funciona melhor para mim…

 Basicamente são essas as ferramentas que eu uso pra blogar. De resto, faço diretamente no WordPress. :)


1








1 Comentário


[...] à terceira etapa do Desafio de 21 Dias do Blosque (veja o que foi feito na parte 1 e na parte 2). Desta vez, a tarefa do desafio era analisar a usabilidade do blog. Basicamente, tentei responder [...]