quarta-feira, 03 de julho de 2013 @ postado por Marina Maciel

porta-dos-fundos-sustentabilidade
Marina Maciel – publicado no site Planeta Sustentável e no site da revista Superinteressante

Nada de discursos politicamente corretos em prol da sustentabilidade: é com um diálogo ousado, cheio de palavrões e engraçado – como sempre! – que o coletivo Porta dos Fundos*, lançado no ano passado, satiriza o tema em seu canal no YouTube. Um ótimo respiro no discurso neutro, inofensivo e, muitas vezes, chato que ronda por aí.

A historinha é curta e se passa numa favela. Preocupado com o meio ambiente, o líder de um grupo de traficantes passa orientações sobre como tornar suas atividades mais sustentáveis – reciclar, não contribuir com o aquecimento global no dia a dia, não poluir os rios… Imaginou?

Drogas, “desovas” de corpos no rio… nem o “micro-ondas” - prática de execução de pessoas em pneus em chamas - ficou de fora das críticas ecológicas do chefe do tráfico. Também nada de colocar sacos plásticos na cabeça dos outros: afinal, uma sacolinha demora mais de 100 anos para se decompor na natureza! Se liga, Capitão Nascimento! Em uma sociedade cada vez mais engajada nas causas ambientais, bandido bom é bandido… consciente?!

Assista ao vídeo abaixo:

Gostou? Que a realidade é dura, a gente sabe. Mas, como na vida, se for levada muito a sério fica tudo muito chato. Já disse o filósofo russo Mikhail Bakhtin que o humor consegue descortinar a verdade sobre o mundo. Afinal, com boas risadas é muito mais fácil refletir sobre qualquer tema, não é? Inclusive sobre “palavrões” como aquecimento global, mudanças climáticas, sustentabilidade…

*Porta dos Fundos

Leia também:
Sustentabilidade, precisa levar tão a sério?
Green Nation Cartuns: bom humor pela natureza
Cartuns alertam para aquecimento global, em livro
Humor eficiente
Aquecimento global em cartuns


0