quinta-feira, 08 de agosto de 2013 @ postado por Marina Maciel

design-weekend

Marina Maciel – publicado no site Planeta Sustentável

Promovido pela revista Casa Claudia* e pela Summit Promo, a segunda edição do festival DW! Design Weekend* terá mostras, intervenções, bicicletadas e debates voltados para design, criatividade e sustentabilidade, entre 15 e 18/08, na cidade de São Paulo.

Parques, praças, museus, galerias, estúdios, ONGs e lojas da capital receberão atividades simultâneas para promover a cidadania, a renovação das cidades, a inclusão social e a inovação tecnológica. A seguir, conheça alguns desses eventos:

“ANDREA”, DE MATHIEU LEHANNEUR
Promessa do design francês, Lehanneur junta ciência, natureza, inovação, bem-estar e estética em prol da qualidade de vida e do meio ambiente. A instalação no DW! trará uma de suas principais criações: Andrea. Peça premiada e em exposição permanente no MoMa, em Nova York, trata-se de um purificador de ar que retira toxinas invisíveis liberadas pelos móveis dos ambientes internos.

DO DESIGN À ECONOMIA DE ÁGUA
Prepare-se para uma expedição de bicicleta que percorrerá as atrações do DW! Com coordenação do projeto Cidades para Pessoas - da jornalista Natália Garcia - que foi blogueira do Planeta Sustentável e agora conta suas peripécias e impressões em outro blog, agora no site da revista Superinteressante, nossa parceira -, o passeio de 6,5 km propõe a discussão de como o design molda a cidade e a questão da economia de água. O ponto de encontro será no Jockey Club de São Paulo, às 10h, no dia 18/08.

ECOPISTA
Dance e gere energia na EcoPista! A festa promete um show de design, sustentabilidade e diversão no Hall do Metrópole, na noite do dia 16/08. A ideia da pista de dança, da EcoGreens, é usar a interatividade para gerar energia, que será revertida em um show de luzes LED no piso, em fotos disparadas automaticamente e em energia para recarregar celulares e outros gadgets.

“MEIO AMBIENTE & ECOVILAS”, DE GIULIANA CAPELLO
A jornalista e blogueira Giuliana Capello (ela escreve semanalmente para o Gaiatos e Gaianos, aqui no Planeta Sustentável) lançará, em 15/08, às 18h30, seu livro Meio Ambiente & Ecovilas, na Livraria da Vila, de Pinheiros, em São Paulo. Entre as histórias relatadas na obra, as experiências das ecovilas que repensam a construção civil, o planejamento urbano, a arquitetura das casas e os espaços comunitários.

VARANDA DO MUSEU
Com curadoria de Judith Pottecher, a exposição “Varanda do Museu” quer promover a convivialidade cidadã, além de demonstrar o papel do design na criação de espaços e equipamentos urbanos e de explorar o universo mitológico afro-brasileiro. Instalada no Museru Afro Brasil, a mostra tem entrada gratuita e será aberta ao público a partir de 10/08, das 10h às 18h.

ZONAS VERDES
Inspiradas nos “parklets”, as Zonas Verdes transformariam os espaços destinados aos carros em áreas de lazer. A ideia é tornar refletir a respeito da ocupação do espaço público e de como tornar as ruas mais amigáveis, estimulando o convívio e o comércio local. Duas unidades serão instaladas durante o festival:
- na Rua Amauri, 255, e
- na Rua Maria Antônia, 294, sendo que em 15/08 haverá um debate público às 11h.

A programação completa está disponível no site do DW! Design Weekend.

DW! DESIGN WEEKEND
Datas: 
15 a 18/08
Circuito, na cidade de São Paulo:
- Al. Gabriel Monteiro da Silva e arredores;
- Av. Paulista e arredores;
- Vila Madalena e Pinheiros;
- Centro e Santa Cecília;
- Ibirapuera/Moema, e
- Vila Nova Conceição

*Casa Claudia
*DW! Design Weekend

Imagem: Divulgação / Adaptação: Pedro Gonçalves


1