quinta-feira, 09 de janeiro de 2014 @ postado por Marina Maciel

Quase 13 milhões de brasileiros têm acesso restrito a bens simbólicos e são privados de direitos sociais, civis e políticos por não saberem ler e escrever. Em “Aprender para contar”, Bianca Santana, uma das fundadoras da Casa da Cultura Digital, facilita a aprendizagem lançando mão de recursos online em obra aberta, distribuída gratuitamente na internet

livro-alfabetizacao-download-gratuito_560

Marina Maciel – texto publicado no site do Planeta Sustentável

Um livro para copiar, distribuir, melhorar e remixar. Essa é a ideia de Bianca Santana, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, ao lançar Aprender para contar: alfabetização de pessoas jovens e adultas. A obra pode ser consultada e baixada de graça na internet.

Além de dar ferramentas para a construção da escrita, o livro convida a mergulhar no mundo da leitura, apresenta conceitos da matemática e ensina sobre o universo digital.

Na versão online, é possível baixar o livro na íntegra ou consultar partes dele divididas em seções: Galeria de Textos, Galeria de Imagens, Temas, Atividades, Propostas de Conversa e Histórias de Vida.

Ainda na infância, a autora se envolveu com a EJA – Educação de Jovens e Adultosao ajudar a avó a se alfabetizar. Foi nesse momento que desenvolveu uma relação afetiva poderosa com o ensino. Exemplo disso é sua trajetória: Bianca foi educadora doMOVA – Movimento de Alfabetização de Adultos e hoje é Diretora de Educação do Instituto Educadigital.

Imagem: Reprodução/Aprender para Contar


0







Nenhum comentário